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Muitas empresas buscam assessoria na área de M&A com objetivos diversos, dentre os quais podemos destacar:

Venda de 100% das cotas da empresa.
Venda do controle, venda de mais de 50% das cotas da empresa.
Venda de participação minoritária, venda de menos de 50% das cotas da empresa.
Admissão de sócio investidor para capitalização da empresa, sócio que aporte capital, com ou sem a possibilidade de conversão do capital investido em cotas da empresa.

O que acontece é que muitas das empresas não estão preparadas para uma abordagem ao mercado na busca de investidores financeiros e ou estratégicos, o que pode ser extremamente prejudicial ao processo negocial. Isto pode significar uma subavaliação do potencial do negócio e consequentemente do seu justo valor. Dentre os problemas que podem afetar negativamente os objetivos, os principais são:

  • Demonstrações financeiras que não atendem aos requisitos e padrões estabelecidos pelos investidores.
  • Falta de controles internos que possibilitem a correta apuração de resultados.
  • Falta de um plano de negócios com estabelecimento de metas de desempenho e identificação da necessidade de investimento em capital de giro e ativos operacionais para consecução das metas previamente estabelecidas.
  • Cronograma e aplicação do capital investido
  • Ausência de indicadores de desempeno que permitam o acompanhamento de metas estabelecidas, “previsto x realizado”.

Como uma alternativa ao processo de M&A convencional apresentamos o conceito de criação de valor em M&A que é baseado em um diagnóstico de gestão de forma a identificar potenciais problemas que possam repercutir negativamente no valor do negócio, estabelecimento e implementação de um plano de negócios que embase as projeções financeiras, contemplando metas, cronograma de investimentos, EV (Enterprise value) e retorno esperado do capital investido.

Fluxo do processo de criação de Valor em M&A